Chefe da Associated Press em Washington estava no comício da Pensilvânia e relata a ação ao jornal inglês The Guardian
O fotógrafo Evan Vucci, chefe da AP (Associated Press) em Washington (EUA), flagrou os momentos depois de uma bala atingir de raspão a orelha do ex-presidente e atual candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, no ataque do último sábado (13), no estado da Pensilvânia. Na imagem, Trump se levanta com o punho erguido em triunfo, com o céu azul e uma bandeira americana no alto.
Vucci, que cobre Trump desde a sua candidatura há oito anos, e em 2020 ganhou um Pulitzer por uma fotografia dos protestos após a morte de George Floyd, contou ao jornal britânico The Guardian, como foi fazer essa imagem.
“Eu ouvi os tiros. Então corri para o palco quando os agentes do Serviço Secreto começavam a encobrir o presidente Trump. Eles subiam no palco vindos de todas as direções e iam para cima dele. Fui para a frente, para o lado do palco e comecei a fotografar tudo o que pude”, disse Vucci, ao jornal The Guardian.
No último sábado (13), Trump foi atingido por um tiro de raspão na orelha direita, enquanto discursava num evento realizado na cidade de Butler. O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto, e o ato foi classificado como “tentativa de assassinato”.
Vucci contou que mais agentes chegaram, e o que parecia ser uma equipe do SWAT. “Comecei a pensar: OK, o que vai acontecer a seguir? Para onde ele vai? Onde eu preciso estar? Onde eu preciso ficar? O que vai acontecer?” “O trabalho envolve antecipação”, contou Vucci.
O fotógrafo começou a pensar qual seria a rota de fuga para o ex-presidente, o caminho mais rápido para o veículo dele. Então, Vucci se posicionou nas escadas perto do palco.
O trabalho dos agentes do serviço secreto é “impedir que Trump seja visto”, diz ele. Quando Trump se levantou, e os agentes ainda tentavam protegê-lo diz Vucci, mas Trump, “estava meio que lutando para chegar à frente”.
O áudio mostra que, enquanto estava cercado por agentes do serviço secreto, Trump pediu primeiro para pegar seus sapatos. “OK. Um sapato está aí”, diz um agente. “Vamos, vamos pegar o sapato.” Então Trump diz: “Espere, espere, espere, espere”. Ele toca o cabelo, passa a mão direita pela barreira formada pelos agentes do serviço secreto e levanta o punho, dizendo: “Lute! Lutar! Lutar!”.
Vucci afirmou que “ficou surpreso” quando Trump levantou o punho, mas só havia uma coisa em sua mente: “Vá devagar, pense, componha. Vá devagar, pense, componha.”
A câmera de Vucci estava conectada a um ponto de acesso e enviava automaticamente as fotos para seu editor conforme ele as tirava. “Continue enviando”, disse o seu editor.
Assim que Trump saiu dentro de seu veículo SUV, Vucci e outros fotógrafos foram levados para uma tenda, disse ele. Eles não tinham sinal de celular, então só cerca de 45 minutos depois, quando Vucci apareceu em um estacionamento vazio, é que viu a imagem pela primeira vez, nas redes sociais.
Fonte: Folha de São Paulo